FANDOM

"Insinua uma resposta sugerida por esse livro: "Hermes Trismegistus". Sobe esse nome, incluo o âmago hermético do platonismo ficiniano; a momentosa associação do hermétismo com a cabala por Pico;a orientação das atenções para o sol como fonte de poder místico-mágico,a mágica animação que permeia a natureza que o mago buscava interceptar para com ela operar;a concentração no universo como um caminho da natureza secreta; a concepção presente nos textos mágicos como o Picatrix e nos escritos filosóficos herméticos, de que tudo é Um,e de que o operante pode confiar na validade universal dos processos que utiliza; finalmente, os estranhos erros históricos graças aos quais "Hermis Trimegisto" foi cristianizado, para que um hermitista religioso pudesse investigar o mundo na sua compania,estudar os mistérios da criação com o seu auxílio,e até(embora nem todos se disponha a levar isso tão longe)a operar magicamente com as forças do mundo."

"O reino de "Hermes Trimegisto" pode ter a sua data exatamente fixada. Inicia-se no final do século XV, quando Ficinio traduziu o recém-descoberto Corpus Hermeticum. Termina em princípios do século XVII com o desmascaramento de Casaubon.Na época em que reinou, apareceram os novos modos de ver o mundo, as novas atitudes,os novos motivos que conduziram ao surgimento da ciência moderna."

"Os processos que o mago tentou operar nada têm a ver com a ciência moderna. A questão é saber se estimularam a vontade, conduzindo-a á ciência á ciência genuína e á sua operação. Num dos capítulos procedentes deste livro, insinuei que isso poderia ter acontecido, apresentando o exemplo de John Dee, que, de certo ponto de vista, era um autêntico matemático e trabalhava na linha dos avanços científicos. e em outro nível tentava invocar anjos por meio da cabala prática. È necessário um "desentranhamento" mais pormenorizado dos motivos subjacentes ao trabalho dos cientistas." (Livro Giordano Bruno e a tradição hermética de Frances Yates p.492)

Também no FANDOM

Wiki aleatória